Por que o estresse nos faz engordar?

 Para muitos, a vida é corrida e bastante agitada. Somos constantemente submetidos à pressão do chefe, às obrigações familiares no lar e aos compromissos difíceis de serem cumpridos. Tempo para o médico, então, nem se fala: é preciso remarcar a consulta toda semana. Com a falta de tempo para tarefas simples e a opressão imposta pelas obrigações diárias, algumas pessoas começam a manifestar os sintomas do estresse. O que talvez poucos saibam é que o cansaço físico e mental também tem responsabilidade no aumento dos ponteiros da balança.

Toda vez que temos um dia complicado, o cérebro age como estivéssemos em perigo e ordena as células do corpo a liberar potentes hormônios, entre eles a adrenalina e o cortisol, que dizem ao organismo que ele deve se reabastecer de energia – o que nos faz ter fome, muita fome.

A liberação de cortisol continua até que as coisas se acalmem. O problema é que são poucos aqueles que têm cenouras e barrinhas à mão. Na verdade, a maioria acaba se enchendo de doces e comidas ricas em gordura porque elas estimulam o cérebro a liberar substâncias químicas ligadas ao prazer, que reduzem a tensão.

E mais: quando as glândulas adrenais produzem cortisol, cai a fabricação da testosterona, hormônio ligado ao crescimento muscular. Com o tempo, isso leva a uma redução da massa muscular e, desta forma, o corpo queima menos calorias.

O hormônio também encoraja o corpo a estocar gordura, especialmente a do tipo visceral, perigosa porque circunda órgãos vitais e libera ácidos graxos ao sangue, elevando os níveis de colesterol e abrindo caminho para as doenças do coração e o diabetes.

Entrar em um processo de ansiedade, no entanto, não é algo que você tem muito controle. Se fosse assim, as pessoas poderiam simplesmente “escolher” não se estressar. Mas algumas coisas podem ser feitas para diminuir o impacto do estresse diário na sua saúde, para você pode manter seus níveis de cortisol em estágios menos perigosos e parar de acumular energia desnecessariamente: exercícios, comer devagar, não fazer dietas restritivas, diminuir o consumo de cafeína e fazer algo para dormir melhor são algumas dicas.

Também é importante lembrar que as dietas da moda e crenças errôneas sem embasamento científico podem piorar os sintomas do estresse. Por isso é de suma importância obter a orientação de profissionais da área para o emagrecimento saudável e definitivo.
(fonte: http://www.saudeplena.com.br)